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Estudo da Nielsen destaca a importância da rádio AM/FM na publicidade política

Por: insideradio.com

O relatório recentemente lançado pela Nielsen “Otimizando campanhas políticas para vencer em novembro” concentra-se não apenas em como a disrupção dos hábitos de mídia de vídeo dos consumidores tornou mais difícil para a TV tradicional chegar aos eleitores, mas também em como a rádio AM/FM está equipada para compensar essa perda.

Embora uma análise dos dados da Nielsen da Katz Media mostre que a participação da transmissão e da TV a cabo no tempo gasto com entretenimento de vídeo caiu 19,4% em 2023 em comparação com 2021, à medida que a participação do streaming de vídeo – grande parte do qual não é suportada por anúncios – cresceu 35,7%, o O relatório também observa que a audiência da rádio AM/FM é significativamente mais favorável à publicidade do que a transmissão ou a TV a cabo, o que é um bom presságio para o meio de comunicação, à medida que mais anúncios políticos chegam às ondas do rádio.

Simplificando, quase dois terços dos ouvintes de AM/FM na pesquisa da Nielsen de abril de 2023 com 3.000 adultos com mais de 18 anos dizem que “ocasionalmente” ou “nunca” pulam os anúncios quando eles vão ao ar. “Ser um ambiente de anúncio ‘fixo’ ideal é um grande benefício para os anunciantes”, afirma o relatório de Katz. “O rádio é a plataforma de anúncios menos ignorada, o que significa que os consumidores se envolvem com os anúncios quando eles vão ao ar, [enquanto] evitar anúncios prejudica os serviços de streaming de vídeo, sejam eles gratuitos, pagos ou mesmo ao vivo. Os candidatos que investirem em rádio terão mais chances de atrair os eleitores, em comparação com serviços de streaming de vídeo e TV.”

Embora o estudo da Nielsen e a análise de Katz apontem para o alcance mensal da rádio AM/FM melhor do que a televisão dos eleitores de ambos os partidos políticos, bem como dos eleitores não afiliados – e como a adição de AM/FM a um plano de mídia aumenta o alcance dos eleitores em 17% – é também vale a pena notar que um plano otimizado com 20% do orçamento indo para a rádio versus nenhum atinge 15% mais eleitores democratas, 15% mais republicanos e 23% mais eleitores não afiliados.

“As actuais campanhas políticas que não utilizam a rádio deixam voluntariamente os eleitores em cima da mesa”, diz o relatório de Katz. “A rádio AM/FM deve ser considerada uma prioridade para alcançar os eleitores em todos os níveis. O alto alcance da rádio se estende a eleitores de todas as idades, etnias, regiões geográficas, frequência de votação e muito mais.”

Olhando para as eleições para o Senado e para governador de 2022, o relatório da Nielsen também aponta que 39 candidatos vencedores em 27 estados usaram rádio AM/FM durante as suas campanhas, com um terço deles transmitindo anúncios de rádio entre nove e 13 semanas antes do dia das eleições.

Fonte: https://www.insideradio.com/free/nielsen-study-spotlights-am-fm-radios-importance-in-political-advertising/article_64aee87c-df76-11ee-bba2-9392601d9a10.html

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