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Inspiração e inclusão entre os fatores que convertem mais mulheres para ouvir podcasts

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e há uma boa chance de que parte do dia seja gasto por muitas mulheres ouvindo um podcast. Os dados mais recentes da Edison Research mostram que houve um aumento de 27% na audição semanal de podcasts entre as mulheres entre 2020 e 2023, e uma nova pesquisa da SiriusXM aponta para o que está ajudando a aumentar esses números. Ele dá crédito ao ambiente inclusivo, às histórias inspiradoras e aos comentários perspicazes que construíram comunidades de apoio onde as mulheres podem se conectar, compartilhar e encontrar solidariedade com outras pessoas.

“Desde os tópicos de conversa até a celebração do empoderamento feminino durante todo o ano, até os holofotes brilhando, uma coisa é clara – a atração dos podcasts para mulheres é inegável”, diz MaryKate Breslin, gerente de pesquisa da SiriusXM. Em uma postagem no blog , ela compartilha dados da pesquisa SiriusXM que mostram que dois terços das mulheres dizem querer conversas autênticas e cruas. E meio que gosto de diversas perspectivas e um senso de comunidade com o apresentador do programa. Quase tantos gostam do fato de que os podcasts estão dispostos a abordar tópicos que são considerados controversos demais em outras mídias para serem abordados.

“Através de sua natureza inata de contar histórias, o podcasting continua a ultrapassar os limites da mídia tradicional e a desestigmatizar assuntos delicados que de outra forma poderiam ser considerados ‘tabu’”, diz Breslin. “À medida que estes tópicos se tornam mais populares, as mulheres estão a desviar a sua atenção para os podcasts como um recurso de conhecimento em várias categorias.” Ela diz que a pesquisa da SiriusXM mostra que 59% das ouvintes de podcast dizem que os podcasts são melhores do que outras plataformas de mídia porque fornecem conversas cruas e não filtradas. E 42% dizem que criam um espaço partilhado para diálogo e discussão abertos.

O conteúdo mais procurado pelas mulheres é saúde mental e bem-estar, com 72% afirmando ter interesse em programas que abordem esses temas. E 55% procuram conteúdo focado em sexo, relacionamentos e namoro. De menos interesse são os programas que dão conselhos e dicas sobre maternidade. Apenas 31% dizem querer ouvir isso, o que é três pontos a menos do que o número que diz querer ouvir sobre como investir dinheiro.

Tão importante quanto o assunto de um podcast é o tom que ele assume. A pesquisa da SiriusXM descobriu que 57% das mulheres estão interessadas em podcasts que homenageiam as conquistas das mulheres ou reconhecem as contribuições que elas fizeram em diferentes campos ao longo da história. O estudo também revela que 56% estão interessados ​​em podcasts que apresentem mulheres transformadoras, enquanto 54% gostariam de ouvir histórias que apresentem mulheres empreendedoras. E metade gostaria de ouvir sobre as mulheres que lutam pela igualdade e pela justiça. A pesquisa foi realizada no mês passado entre 460 mulheres ouvintes de podcast com 18 anos ou mais.

“Uma em cada duas ouvintes de podcast diz que procura podcasts hospedados por mulheres”, diz Breslin. “Ao ouvir as apresentadoras, os ouvintes podem se ver refletidos e representados no podcasting, o que é ao mesmo tempo fortalecedor e validador. Esses anfitriões trazem diversas perspectivas para a mesa, oferecendo insights sobre uma ampla gama de tópicos que repercutem na vida e nos interesses das mulheres.”

Do ponto de vista das vendas, a pesquisa da SiriusXM descobriu que 41% das ouvintes de podcast dizem que os podcasts e seus apresentadores são mais identificáveis ​​do que outras plataformas de mídia. Breslin diz que isso abre portas para que os profissionais de marketing elevem o valor de sua marca trabalhando com programas apresentados por mulheres. “Ao aproveitar a influência destas vozes poderosas, as marcas podem juntar-se à conversa, investir na agência feminina e promover a fidelidade à marca”, diz ela.

A pesquisa também mostra que os podcasts apresentados por mulheres ajudam a motivar os ouvintes a agir. A pesquisa constata que metade visitou o site de uma marca depois de ouvir um comercial durante um podcast. E um em cada quatro comprou o produto, com o mesmo número recomendando a marca ou produto a outras pessoas.

“À medida que as mulheres continuam a adotar os podcasts como o principal meio para o empoderamento feminino”, diz Breslin, “há infinitas oportunidades para as marcas investirem nas mulheres e contribuírem para um cenário de podcast mais inclusivo e diversificado”.

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